Embora haja uma escassez na história registada da meditação as suas raízes viajam até tempos antigos. Os investigadores especulam que as sociedades de caçadores-recoletores primitivos podem ter descoberto a meditação e os seus estados alterados de consciência enquanto olhavam para as chamas dos seus fogos.
Ao longo de milhares de anos a meditação evoluiu para uma prática estruturada. Escrituras Indianas chamadas "Tantras " mencionam técnicas de meditação de 5000 anos atrás.
O Buda, um dos maiores proponentes na história da meditação, e um grande ícone da meditação, deixou a sua marca em torno de 500 a. C. Os seus ensinamentos foram-se espalhando por todo o continente asiático.
Países ou culturas separadas adotaram diferentes formas da palavra "meditação" e que cada um encontrou a sua própria maneira de praticá-la. Práticas de meditação budistas e também hindus são as mais populares atualmente.
A Meditação foi espalhada para as sociedades ocidentais milhares de anos depois de ter sido adotada no Oriente. Ela finalmente começou a ganhar popularidade no Ocidente em meados do século 20. Nos anos 1960 e 1970, muitos professores e investigadores começaram a testar os efeitos da meditação e verificaram o seu vasto conjunto de benefícios.
COMENTÁRIOS