Mindfulness tem três aspectos diferentes que funcionam em perfeita sintonia para trazer um estado de percepção consciente.
Intenção – A sua intenção é o que você espera obter a partir da prática de mindfulness. Pode querer reduzir o stress, procurar maior equilíbrio emocional ou seguir um caminho de auto-conhecimento. A força da intenção ajuda a motivá-lo para a prática da atenção plena numa base diária, e molda a qualidade da consciência atenta.
Atenção - Mindfulness é prestar atenção à sua experiência interna e/ou externa. A sua atenção plena é desenvolvida, principalmente, através de vários tipos diferentes de meditação - seja formal, tradicional ou informal - quando se conversa, jardinagem ou se conduz, por exemplo.
Atitude - Mindfulness envolve prestar atenção a certas atitudes, como curiosidade, aceitação e bondade, já descritas na parte 1 desta artigo.
Usar Mindfulness para lidar com emoções difíceis
Todos temos dias maus, alguns são piores do que outros. Quando as emoções se tornam insuportáveis poderá usar a fórmula RAIN para ajudar a gerir os seus sentimentos de uma forma consciente:
R - Reconhecer a emoção que está a sentir. Nomeie a emoção na sua mente, se puder.
A - Aceitar a experiência que está tendo. Sim, provavelmente não gosta da sensação, mas a realidade é a emoção está lá no momento.
I - Investigar. Torne-se curioso sobre a sua experiência. Onde sente a emoção no seu corpo? Que tipo de pensamentos passam pela sua mente?
N - Não-identificação. Veja as emoções como um evento de passagem e não se identifique com elas, assim como imagens diferentes são reflectidas num espelho mas não são o espelho. Diferentes emoções surgem e passam na sua mente, mas não são você. O passo mais potente é não identificação. Por exemplo, ter a atitude 'a tristeza está a surgir e em breve passará' ou 'a ansiedade está a surgir e, em algum momento, vai dissolver-se'.
Às vezes, só precisa fazer uma única etapa, enquanto que outras vezes pode querer trabalhar com toda a fórmula. Pratique usando a fórmula sempre que puder para quando o quotidiano se tornar um desafio ser mais fácil de usar.
►Ver o método RAIN em maior detalhe
► Ver mais sobre Mindfulness e dúvidas frequentes
► Mindfulness para principiantes - parte 1
► Ver lista de atitudes Mindfulness actualizada
COMENTÁRIOS