Em Portugal o terreno é pantanoso, com muitas pessoas sem formação a orientarem cursos de Mindfulness. Isso requer que os iniciantes a esta maravilhosa prática sejam criteriosos e exigentes nas escolhas dos seus instrutores.
-
Principal
Recomendações
Percursos
Referências
Principal
Diretrizes de boas práticas para o ensino de cursos baseados em mindfulness
O desenvolvimento e o interesse nas Abordagens Baseadas em Mindfulness estão em rápido crescimento e os processos de formação têm-se tornando mais estruturados e exigentes.
No entanto, em Portugal o terreno é pantanoso e há muitos casos de pessoas sem formação a orientarem cursos de Mindfulness. Isto requer que os iniciantes a esta maravilhosa prática sejam criteriosos e exigentes nas escolhas dos seus instrutores. Assim, não só aumentam consideravelmente a probabilidade de terem uma abordagem de acordo com as guidelines internacionais, como estão a favorecer aquelas pessoas que, desde longa data, têm investido na sua prática diária, bem como na sua formação profissional na área do Mindfulness. Ter em consideração que um bom profissional na sua área não equivale, necessariamente, a um bom instrutor de Mindfulness. Assim, um bom profissional na área da Psicologia pode não ser um bom instrutor, tal como um bom médico pode também não ser um bom instrutor. Embora estas qualificações e experiências profissionais possam ser relevantes, per se, são insuficientes.
Será relevante todos aqueles que trabalham nesta área em desenvolvimento investiguem profundamente a sua própria prática, a sua integridade, as suas intenções e os limites das suas capacidades e competências. Para atender a essas recomendações seguimos as Diretrizes de Boas Práticas para Formação de Instrutores em Abordagens Baseadas em Mindfulness -
Mindfulness-based Interventions: Teaching Assessment Criteria (MBI:TAC).
Dois dos centros internacionais com os quais colaboramos e que têm realizado formação em Portugal têm como um dos referenciais, também, o MBT-TAC. São eles o Mindfulness-Based Professional Training Institute da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego e o Centre For Mindfulness Research and Practice da Universidade de Bangor, no País de Gales.
O MBI- TAC cobre 6 domínios, nos quais os instrutores devem ter formação. Esses domínios abrangem as seguintes áreas:
1. Cobertura, ritmo e organização do currículo das sessões.
2. Competências relacionais.
3. Embodiement da abordagem mindfulness.
4. Orientar as práticas de mindfulness.
5. Transmissão dos temas do curso por meio do questionamento interativo (diálogo contemplativo)
e ensino didático.
6. Ser capaz de criar e manter o processo de aprendizagem em grupo.
Estes princípios orientadores foram desenvolvidos para promover boas práticas no ensino de cursos baseados em Mindfulness.
Recomendações
Recomendações para os instrutores das abordagens baseadas em Mindfulness:
A. Mindfulness-Based Teacher Training
1. Familiaridade através da participação pessoal nos Programas Baseados em Mindfulness (MBSR ou MBCT), currículos que os particpantes aprenderão a ensinar na fase seguinte, com particular profundidade e experiência de todas as principais práticas de meditação destes programas.
2. Conclusão de um programa de treino de instrutores baseado em mindfulness. Temos vindo a oferecer em Portugal a possibilidade de fazer esta formação. Via supervisionada durante um período mínimo de 12 meses.
B. Pode ser relevante a formação ou experiência para além do Mindfulness-Based Teacher Training
1. Pode ser relevante ter uma qualificação nas áreas da saúde, educação ou experiência de vida equivalente, reconhecida pela organização ou contexto em que a a formação terá lugar.
2. Pode ser relevante ter conhecimento e experiência das populações alvo, onde os programas baseados em mindfulness serão inseridos.
3. Se for facilitador de MBCT é relevante ter conhecimento de processos psicológicos subjacentes,
e prática baseada em evidências, a menos que estas sejam fornecidas pelo programa de formação em MBCT.
4. No caso do MBCT ou outro curso baseado em mindfulness com uma população clínica, é relevante possuir uma formação clínica profissional apropriada.
C. Boas Práticas Contínuadas
1. Compromisso com uma prática pessoal de mindfulness através de prática formal e informal diária. Participação anual em retiros de meditação mindfulness,especialmente de silêncio - conduzidos por facilitadores experientes.
2. Envolvimento em processos que contribuem para o desenvolvimento da prática do ensino baseado em Mindfulness:
2.1 Contatos contínuos com outros praticantes e professores de Mindfulness, construídos e
mantidos como forma de partilhar experiências e aprender colaborativamente e;
2.2 Supervisão regular com um professor experiente em abordagens baseadas em mindfulness incluindo:
i. Oportunidade de refletir sobre o processo pessoal na prática e ensino de Mindfulness;
ii. Receber feedback periódico do seu supervisor sobre o ensino através de gravações em vídeo e co-ensinando com feedback recíproco.
3. Um compromisso com o desenvolvimento contínuo como facilitador através de formação adicional, mantendo-se a par com as evidências científicas, refletindo sobre as sessões de ensino, participação em fóruns da web, etc.
4. ...
Percursos
Mindfulness-Based Professional Training Institute - University of California at San Diego
Phase 1: Teacher Qualification
MBSR Teacher Qualification and Certification
Requirements for MBSR Teacher Qualification are the following:
- Completion of the 6-day MBSR Teacher Training Intensive, approved MBSR Teacher Training Practicum, or equivalent* (as determined by the review committee) (see prerequisites)
- Formal application to enroll in the UCSD Mindfulness-Based Professional Training Institute (MBPTI) as a “Teacher in Training” accompanied by a non-refundable application fee of $200 plus a mentorship administration fee of $220 ($10 per session for the required 22 sessions of individual mentorship required for Qualification). Upon acceptance of your application in the MBPTI, you will receive a Provisional Certificate of Qualification that will be replaced by a full certificate of Qualification upon completion of the following two requirements and approval of your application for qualification as described below.
- Teach at least two live, in-person 8-week MBSR courses with at least ten participants in each.
- Completion of at least 22 hours of mentorship with an approved UCSD MBSR Mentor during your teaching of the two 8-week MBSR courses. Review mentor details on our MBSR Mentorship page for more information, including the special requirements for mentees who co-teach their first programs. Some of these mentorship hours will be used by the mentor to review recordings of your teaching independently without you being present.
Centre for Mindfulness Research and Practice
Bangor University
Teacher Training Pathway (TTP) Train to Teach Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) and Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT)
Elements of part 1 training:
- Completion of Teacher Training Level 1 via Teacher Training Retreat 1 or Teacher Training Course 1
- Supervised teaching of your first MBCT/MBSR 8 week course
- 5 day MBCT or MBSR specialist training
- Further skills training 2 day workshop: Inquiry in Mindfulness Teaching
- Attendance on 4-5 day silent teacher led retreat – with brief report of learning
- Completion of written reflection
- Bibliography of reading and resources
- Supervisors report
Part 1 certificate is a Certificate of Readiness to teach MBSR or MBCT
What does this mean?
Part 1 training develops the skills, attitudes and knowledge required to begin to teach MBSR/MBCT with supervision.
Ideally you will teach your first course as an assistant to a more experienced teacher; this is the most supportive way for you to start. However this isn’t always possible.
For the first one or two courses you are teaching we recommend that you have weekly supervision that begins before your classes start so that you can have some guidance with the participant assessment process, development of your teaching materials and recordings as well as week by week guidance through the course(s).
Following this, supervision should be as much as you need but at least in line with the UK Mindfulness Teachers Level One Certificate. This is a certificate of readiness to begin to teach with supervision.
Referências
- Mindfulness-based Teaching Assessment Criteria (MBI-TAC)
- Huijbers, M. J., Crane, R. S., Kuyken, W., Heijke, L., van den Hout, I., Donders, A. R. T., & Speckens, A. E. M. (2017). Teacher competence in mindfulness-based cognitive therapy for depression and its relation to treatment outcome. Mindfulness, 8(4), 960-972.
- MBPTI: Mindfulness-Based Professional Training Institute
- Centre for Mindfulness Research and Practice - Bangor University
- Sociedade Portuguesa de Meditação - Mindfulness Institute
COMENTÁRIOS