Mindfulness to Overcome Stress




Mindful Schools - Considerações Gerais

Criar um local seguro para os nossos filhos aprenderem pode começar por criar algum espaço para eles respirarem - A Still Quiet Place!

O futuro de Mindfulness nas escolas Apesar do amplo reconhecimento dos benefícios da prática de mindfulness, há vários desafios em inseri-la nas escolas.

1. Medicalizar ou Psicologizar Mindfulness

Alguns pais e professores podem preocupar-se com o facto de que o treino de mindfulness é parte de uma tendência mais ampla de rotular as crianças /adolescentes com problemas que precisam ser corrigidos, como no caso dos tratamentos associados à Perturbação de hiperactividade com défice de atenção. Nas escolas, é muito importante que mindfulness seja retirado da “caixa terapêutica” e colocado directamente no território do florescimento. Mindfulness relaciona-se com o ajudar as mentes jovens a florescerem… num sentido mais amplo. Para algumas crianças/jovens, mindfulness pode ser sobre como controlar o stress ou a ansiedade, mas para outros é sobre o seu desempenho desportivo, praticam música, dança ou teatro, ou manter a concentração durante os trabalhos de casa.

2. Mindfulness Secular e Budismo.

Outro obstáculo a mencionar prende-se com a distinção entre mindfulness secular e Budismo. Se quisermos trazer essas práticas para as salas de aula das escolas públicas em todo o país é essencial que nós - individual e colectivamente - ofereçamos as práticas de formas completamente universais, seculares e acessíveis, sem conotações religiosas. Nas escolas públicas, a separação da igreja e do estado exige que ensinemos competências fundamentais para a vida, independentemente de qualquer religião, filosofia ou sistema de crenças. Alguns profundamente imersos neste trabalho ocasionalmente esquecem que muitas pessoas têm um tremendo medo de aspectos psicológicos básicos bem comprovados e têm pavor das práticas 'meditativas'; esses medos devem ser atendidos com compreensão, clareza e segurança. Um pai, professor ou administrador assustado pode não apenas acabar com um programa local, mas também enviar uma onda de resistência através do nosso espaço vital, cada vez mais inter-conectado e conectado à Internet.

3. Professores sem prática regular e/ou não têm formação (válida)

Outro grande desafio em levar mindfulness para as escolas é o número escasso de professores que praticam regularmente e devidamente formados na estrutura e nas práticas relevantes. Assim como ensinar alguém a tocar piano ou futebol requer alguma experiência teórica/prática nessas competências, o mesmo se aplica nas intervenções baseadas em mindfulness. O professor não precisa ser um mestre Budista, mas não pode treinar crianças e adolescentes em sala de aula se não tiver a sua própria prática de mindfulness.

Como afirma Amy Saltzman:

Teaching to Students and Teaching to Teachers

Most individuals and organizations involved in offering mindfulness in educational settings have a primary focus, either offering training to students or to teachers. Regardless of whether a given program emphasizes teaching to students or to teachers, most educators recognize that the greatest benefits will be realized when both students and teachers share the practice of mindfulness. Thus, many programs that teach primarily to students offer in-services, or trainings for teachers. Many programs designed to reduce teacher stress, burnout, and compassion fatigue, and enhance teacher well-being, empathy and effectiveness include basic suggestions to support the teachers in sharing mindfulness practices with their students.

4. Formação


Sugere-se que possa existir espaço para o treino em mindfulness no processo formativo dos professores. Na minha perspectiva, sinto fortemente que deve ser parte da formação dos professores, porque iria beneficiá-los enormemente. Evidências sugerem que as competências sócio-emocionais dos professores são um factor chave para estabelecer relacionamentos saudáveis entre alunos e professores, gerir a sala de aula e ensinar aspectos sociais e emocionais da aprendizagem - criando o que Patricia Jennings e Mark Greenberg chamam de 'sala de aula pró-social' (Jennings & Greenberg, 2009). A abordagem mindfulness seria extremamente benéfica tanto para os professores, como para os alunos, como também para os pais.
A 3-Day Mindfulness Program for Teaching Children and Adolescents

TRAINING RATING


TEACHER CREDENTIALS

Amy Saltzman;
Amy Saltzman M.D. is trained in Internal Medicine, a founding diplomate of the American Board of Holistic Medicine, co-founder and director of the Association for Mindfulness in Education - see more.

A 3-Day Mindfulness Program for Teaching Youth

  • 3 Days
  • September 21st - 23rd
  • Fees:  $550  
  • Book Included
  • For everyone with regular Mindfulness practice
  • Barcelos - Portugal
  • English
  • Still Quiet Place Certificate

Select the Training – Practicum - Mindfulness for Cildren and Adolescents

Em Portugal algumas escolas integram já mindfulness na sala de aula. Um número cada vez maior de professores, pais e filhos está a colher os benefícios que a aprendizagem e a prática de mindfulness - definida por Amy Saltzman como “prestar atenção aqui e agora, com bondade e curiosidade, para que possamos escolher o nosso comportamento” - pode trazer. Desde logo, menores níveis de stress e de ansiedade, maior foco e auto-regulação, melhor desempenho académico e maior qualidade de sono, entre outros. Com o aumento da pressão académica que passa para as crianças logo no jardim de infância, resultando em menos tempo para brincar, as crianças hoje enfrentam uma quantidade sem precedentes de stress e de ansiedade. Esses níveis iniciais de stress podem afectar negativamente a aprendizagem, a memória, o comportamento e a saúde física e mental, de acordo com a Academia Americana de Pediatria. Um possível antídoto para todo esse stress nunca foi tão necessário: Mindfulness.


Referências biliográficas


  • Jennings, P.A. & Greenberg, M.T. (2009). The prosocial classroom: Teacher social and emotional competence in relation to student and classroom outcomes. Review of Educational Research 79, 491–525
  • Saltzman, A. (2014). A Still Quiet Place: A Mindfulness Program for Teaching Children and Adolescents to Ease Stress and Difficult Emotions. Oakland, CA: New Harbinger Publications.
MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction,Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga, Teacher Training, Europe, aprender a meditat, como meditar


COMENTÁRIOS








MBSR Distance Learning


A Mindfulness Program to reduce Stress in 8 Weeks Led by A. Karunavira

15 Oct - 12 Dez


Em destaque / Featuring

EVENTOS

sem título

MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,auto-compaixão,6,beth,1,budismo,20,budismo-evento,1,certificacao,1,Chi-kung,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,1,compassion,3,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,1,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,2,evento,16,evento-budismo,4,evento-meditacao,38,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,6,eventos,1,felicidade,8,filosofia,1,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,17,Matthieu Ricard,1,mbct,8,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,20,mbsr-evento,5,meditacao,71,Meditação,14,memoria,1,mente,1,mindful-eating,2,mindfulness,93,msc,1,musica,5,online,3,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,4,pratica,88,proximo-evento,2,questionário,2,quotes,1,respiracao,1,retiro,16,retiro-evento,4,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,44,scale,2,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sqp,1,stress,4,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,5,Yoga,16,yoga-retiro,1,Zen,1,
ltr
item
mind+: Mindful Schools - Considerações Gerais
Mindful Schools - Considerações Gerais
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJbe8ZWmqG8toIqTmMxGcd1_5zp427jzvRi3gZgcPOE3BVyNrnfUVxm-KIPXyEEO3fu7iEfCjzbBPUuj0EO_dpNlGQ29tbmcWa2witvzQJ_NoZKupBGt6rG-yFR2kS6mVIibSQnxRQD6I/s1600/sqp-mindfulness.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJbe8ZWmqG8toIqTmMxGcd1_5zp427jzvRi3gZgcPOE3BVyNrnfUVxm-KIPXyEEO3fu7iEfCjzbBPUuj0EO_dpNlGQ29tbmcWa2witvzQJ_NoZKupBGt6rG-yFR2kS6mVIibSQnxRQD6I/s72-c/sqp-mindfulness.jpg
mind+
http://mindfullll.blogspot.com/2018/07/mindful-schools-consideracoes-gerais.html
http://mindfullll.blogspot.com/
http://mindfullll.blogspot.com/
http://mindfullll.blogspot.com/2018/07/mindful-schools-consideracoes-gerais.html
true
231286410929331039
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy