Mindfulness to Overcome Stress




Trabalhar com as dificuldades - o método RAIN

Método Rain
A presença lúcida e aberta evocada nos passos R, A e I do RAIN leva à N: à liberdade da não-identificação, e a realização do que eu chamo de Consciência Natural ou a Presença Natural.
Há aproximadamente 13 anos atrás um certo número de professores budistas começaram a partilhar uma nova ferramenta de mindfulness que oferecia suporte em situações de crise, trabalhando com emoções intensas e difíceis. Denominada de RAIN (um acrónimo para as quatro etapas do processo), pode ser praticado em qualquer lugar ou situação. Esta prática dirige a nossa atenção de uma forma clara e sistemática, ajudando a desligar a confusão e o stress. Os passos dão-nos um “refúgio” para onde podemos recorrer em momentos dolorosos, e à medida que os praticamos com mais regularidade reforçam a nossa capacidade de “voltar para casa”, para a nossa mais profunda verdade.

Como o céu claro e o ar limpo depois de uma chuva refrescante, esta prática de mindfulness traz uma nova abertura e calma para o nosso quotidiano.


Já ensinei o método RAIN a milhares de praticantes, clientes e profissionais de saúde mental, adaptando-o e ampliando-o na versão que encontra neste artigo, afirma Tara Brach. Também tornei esta prática numa prática central na minha própria vida. De seguida ficam os quatro passos de RAIN, apresentados na forma que os considero mais úteis:

     R - Reconhecer o que está a acontecer;
     A - Aceitar/Permitir que a vida seja exactamente como é;
     I - Investigar a experiência interior com bondade;
     N - Não identificacação.

RAIN descondiciona diretamente os padrões habituais através dos quais habitualmente resiste à sua experiência de momento a momento. Não importa resistir "ao que é" atacando com ira, fumar um cigarro ou por ficar imerso em pensamentos obsessivos. RAIN começa a desfazer esses padrões inconscientes assim que damos o primeiro passo.

► Reconheça o que está a acontecer.

O reconhecimento é ver o que é verdadeiro na sua vida interior. Inicia-se no momento que concentra a sua atenção em tudo o que surge aqui e agora, tal como pensamentos, emoções, sentimentos ou sensações. À medida que a sua atenção se instala e se abre vai descobrir que é mais fácil de conectar com algumas partes da sua experiência do que com outras. Por exemplo, pode reconhecer a ansiedade imediatamente, mas se se concentrar nos seus pensamentos de preocupação, pode não perceber as sensações reais de aperto e de pressão que surgem no corpo. Por outro lado, se o seu corpo está num estado nervoso pode não reconhecer que esta resposta física está sendo desencadeada pela sua crença subjacente de que está prestes a falhar.

Você pode despertar com um reconhecimento de simplesmente perguntar-se a si mesmo: "O que está a acontecer dentro de mim agora?" Chame a sua curiosidade natural à medida que se concentra internamente no seu corpo. Tente soltar-se de todas as ideias preconcebidas e ouça de uma forma receptiva o seu corpo e o seu coração.

► Permitir que a vida seja assim como é.

Permitir significa aceitar os pensamentos, emoções, sentimentos ou sensações que vai descobrindo. Pode sentir uma sensação natural de aversão, de desejar que os sentimentos desagradáveis desapareçam, mas à medida que se torna mais receptivo a estar presente com "o que é" começa a emergir uma qualidade diferente de atenção.

Muitos praticantes com quem trabalho suportam a sua vontade de "aceitação" sussurrando mentalmente uma palavra ou frase animadora. Por exemplo, você pode sentir o aperto de medo e sussurrar "sim" ou experimentar o aparecimento da profunda tristeza e sussurrar "sim". Você pode usar as palavras "isto também" ou "eu consinto". No início pode sentir que apenas está a "confrontar-se" com as emoções desagradáveis ou sensações. Na realidade, temos que concordar uma e outra vez. No entanto, mesmo o primeiro gesto de permitir, simplesmente sussurrando uma frase como "sim" ou "aceito", começa a suavizar a dureza da sua dor. Ofereça a frase gentilmente e com paciência, e com tempo as suas defesas tendem a diminuir, e poderá sentir uma sensação física de cedência ou de abertura à experiência.


► Investigue com bondade.


Às vezes, simplesmente trabalhar com as duas primeiras etapas de RAIN é suficiente para prestar socorro e reconectá-lo com Presença. Noutros casos, no entanto, a simples intenção de permitir reconhecer não é suficiente. Por exemplo, se estiver num processo de divórcio, a ponto de perder o emprego ou lidar com uma doença fatal pode ser facilmente dominado por sentimentos intensos. Em tais situações pode ser necessário “despertar” um pouco mais e fortalecer a consciência atenta com o passo I do RAIN.

Investigação significa chamar o seu interesse natural - o desejo de conhecer a verdade e dirigir uma atenção mais focada para a sua experiência presente. Basta fazer uma pausa para perguntar: "O que está acontecer dentro de mim?" e poderá iniciar o reconhecimento, mas com a investigação envolve-se num tipo mais activo de inquérito. Poderá perguntar-se: "O que requer mais atenção?" "Como estou a experimentar isto no meu corpo" ou "O que estou a acreditar?" ou "O que é que este sentimento quer de mim"? Poderá entrar em contacto com sensações de vazio e, em seguida, encontrar um sentimento de indignidade e vergonha enterrados nesses sentimentos. A menos que eles sejam trazidos à consciência, essas crenças e emoções vão controlar a sua experiência e perpetuar a sua identificação com um “Self” limitado e “deficiente”.

Quando iniciei a partilha do acrónimo RAIN com os alunos, muitos deles tiveram problemas com a etapa da investigação. Alguns relatavam que: "quando o medo surge, a minha investigação só me leva a pensar sobre o que está a causar isso e como posso sentir-me melhor." Outros afirmavam: "Eu não consigo ficar no meu corpo o tempo suficiente para investigar onde a emoção vive em mim. Para muitos a investigação desencadeia julgamento: "Eu sei que eu deveria estar a investigar essa vergonha, mas eu odeio isso ... e eu me odeio por tê-la".

Todas essas respostas reflectem a nossa resistência natural às sensações desconfortáveis e inseguras: os pensamentos são imensos na nossa cabeça, deixamos o nosso corpo, julgamos o que está a acontecer. Alguns dos meus alunos eram da opinião de que ao RAIN estava a faltar um ingrediente chave.
Para que o passo da investigação fosse curador e libertador precisamos de nos aproximar da nossa experiência com uma qualidade íntima de atenção. Precisamos de oferecer uma recepção gentil para o que surge. É por isso que eu uso a frase "Investigar com bondade". Sem essa energia do coração a investigação não pode penetrar; não há segurança e abertura suficientes para o contacto real.
Imagine que o seu filho chega em casa em lágrimas depois de ter sido vítima de bullying na escola. Com o objectivo de descobrir o que aconteceu ao seu filho e como ele está se sentindo você tem que oferecer um tipo de atenção, receptiva e gentil. Da mesma forma, Trazer essa mesma bondade para a sua vida interior permite que a investigação, e, finalmente, a cura sejam possíveis.

► Não-identificação; Descanse na sua Consciência Natural.


A presença lúcida e aberta evocada nos passos R, A e I do RAIN leva à N: à liberdade da não-identificação, e a realização do que eu chamo de Consciência Natural ou a Presença Natural. A não identificação significa que o seu sentimento de quem você é não está confundido ou definido por qualquer conjunto limitado de emoções, sensações ou narrativas. Quando a identificação com o pequeno ego é resolvida, começamos a intuir e a viver a partir da abertura e do amor que expressa a nossa Consciência Natural.

As três primeiras etapas do RAIN exigem alguma actividade intencional. Em contraste, o N de RAIN expressa o resultado: a realização libertadora da sua Consciência Natural. Não há nada a fazer nesta última parte do RAIN- a realização surge espontaneamente, por conta própria. Simplesmente descansamos na Consciência Natural.




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