O workshop consiste na introdução a uma prática que permite acalmar e despertar a mente, com imensos benefícios psicossomáticos cientificamente comprovados, além de promover o autoconhecimento, a satisfação com a vida e um comportamento mais empático e pró-social. A meditação é uma experiência independente de qualquer crença religiosa, que hoje surge integrada no quotidiano de cada vez mais pessoas e instituições – com destaque para escolas, hospitais e empresas, podendo considerar-se a grande revolução silenciosa do século XXI, que ocupa o centro da investigação neurocientífica de vanguarda.
A meditação laica como a mais profunda e eficaz forma de activismo ambiental, social e político
A raiz da crise da actual civilização é mental ou espiritual, pois consiste numa distorção da percepção da realidade, que nos faz crer que existimos separados dos demais seres vivos e do mundo. O resultado disso é a história da civilização, com todo o seu trágico cortejo de sofrimento, opressão e violência, contra os humanos, os animais e a natureza, que tem hoje o seu auge. Não basta pois combater os sintomas pelos meios convencionais. Precisamos de uma mutação radical do nosso ADN interior, de uma transformação profunda do modo como nos percepcionamos a nós mesmos, aos outros e ao mundo. Precisamos de um outro estado de consciência, não-dual, em que eu e outro sejam vistos como os dois aspectos de uma mesma realidade e não como entidades isoladas. Precisamos da experiência do mundo como um organismo vivo do qual todos os seres e fenómenos são manifestações inseparáveis.
ver mais
Destinatários:
Este workshop dirige-se principalmente a todas as pessoas que querem iniciar ou que estejam numa fase inicial da prática meditativa. Mas será também um momento de prática, de aprofundamento e de conexão.
Horário
10h-13h e 15h-18h
Paulo Borges é praticante desde 1983 e responsável por cursos, workshops e retiros de meditação desde 1999. Professor na Universidade de Lisboa, ex-presidente da União Budista Portuguesa (de 2002 a 2014) e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Escritor e ensaísta.
Notas:
Vítor Bertocchini
COMENTÁRIOS