Mindfulness to Overcome Stress




Mindfulness e MBSR na Saúde Psicológica e Física


A Evidência científica
A oferta de programas baseados na evidência, como o programa de Redução de Stresse Baseado em Mindfulness (MBSR), para promover a saúde psicológica e a diminuição do sofrimento pode ser um meio viável de atender às necessidades de muitas pessoas que procuram serviços clínicos.

O uso contemporâneo de programas baseados em mindfulness (ou atenção plena), como o MBSR, tem crescido substancialmente nos campos da Psicologia, Educação e Medicina. Este interesse crescente deve-se ao cultivo de competências baseadas em mindfulness através do MBSR e que reduz o stresse emocional e promove o bem- estar psicológico.

Mindfulness e Saúde Física e Psicológica
A investigação demonstra que aumentos em mindfulness estão significativamente relacionados a redução da ansiedade, da depressão, do stresse e de inúmeros sintomas médicos, estabelecendo a atenção plena como um importante indicador psicológico de saúde e bem-estar.1,3,4

 Mindfulness é identificada como estando especificamente associada com uma diminuição da ansiedade e stresse entre estudantes universitários.1

Mindfulness está inversamente relacionada com a ansiedade, depressão, neurose, ruminação, e contágio de stresse (stresse secundário derivado do stresse de outros), e positivamente relacionada com a satisfação corporal. 5,6

As pessoas com níveis mais elevados de atenção plena são mais compassivas, aceitando mais e dirigindo maior empatia para com eles mesmos e para com outros, experimentam menos stresse interpessoal, têm fortes competências interpessoais, e comunicam mais efizcamente.

Esses resultados apoiam o uso de programas baseados em mindfulness, tal como o MBSR, como forma de promover a saúde física e psicológica.

Mas o que é Mindfulness?
Mindfulness é definida como a consciência que emerge através do prestar atenção, deliberadamente, sem julgamento às experiências do momento presente.
O MBSR cultiva o bem-estar psicológico através da aquisição progressiva de competências de atenção plena desenvolvidas através de exercícios de meditação sentados e em movimento, destinados a cultivar a metacognição (pensar/refletir sobre o pensar) e a integração/consciência mente-corpo. Além da prática física de meditação, o MBSR engloba a psicoeducação (discussão dos nossos pensamentos e comportamentos) e didática (aula de instrução) material, semelhante a elementos da terapia cognitiva-comportamental, que cultiva a consciência e a percepção da natureza relativa dos próprios pensamentos e julgamentos.5

Os aspectos cognitivo-comportamentais da atenção plena permitem que as pessoas avaliem os agentes geradores de stresse e reconheçam os seus padrões de evitamento com mais precisão, permitindo-lhes concentrar na conclusão de tarefas e superar a procrastinação e o coping “negativo”.

Estas são apenas alguns dos motivos pelos quais cada vez mais pessoas e muitas disciplinas, como a Medicina, a Psicologia, a Gestão, etc. estão a utilizar e a integrar a Mindfulness.


Bibliografia:

1. Bergen-Cico D, Cheon S. (2013). Mediating role of mindfulness and self-compassion in reducing trait anxiety. Mindfulness, ,1-15. doi: 10.1007/s12671-013-0205-y.

2. Burris JL, Brechting EH, Salsman J, Carlson CR. (2009). Factors associated with the psychological well-being and distress of university students. J Am Coll Health., 57, 536–544.

3. Carmody J, Baer A. (2009). How long does a mindfulness-based stress reduction program need to be? A review of class contact hours and effect sizes for psychological distress. J Clin Psycho., 65, 627–638.

4. Shapiro SL, Schwartz ER, Bonner G. (1998). The effects of mindfulness-based stress reduction on medical and pre-medical students. J Behav Med., 21,581–599.

5. Dekeyser M, Raes F, Leijssen M, Leysen S, Dewulf D. (2008). Mindfulness skills and interpersonal behavior. Pers Individ Dif., 44,1235–1245.

6. Feltman R, Robinson M, Ode S. (2009). Mindfulness as a moderator of neuroticism-outcome relations: a self-regulation perspective.J Res Pers., 43, 953–961.


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