Daniel Goleman: Eu sei que disse que as crianças, para aprenderem, necessitam de atenção concentrada, sustentada, mas há limites.
Por quanto tempo qualquer cérebro pode manter a atenção óptima?
E acho que o dia na escola deve ter este factor em consideração para que tenha um ritmo moderado, de modo a que o cérebro das crianças tenha a oportunidade de se recuperar para o próximo período de aprendizagem. E o que está a acontecer é que a glicose, a energia do cérebro, diminui.
É por isso que o intervalo é tão importante. É por isso que o tempo de inactividade é tão importante.
Todos nós precisamos de um período para nos restaurar, por exemplo, uma coisa que restaura o cérebro, ao que parece, é concentrarmo-nos na respiração. É uma actividade neutra, não é preciso muito esforço mental, mantém-nos focados, mas é também um momento em que o cérebro está em repouso.
Fazer uma caminhada, brincar, todas essas actividades são uma parte do repertório humano por uma boa razão. Verdadeiramente, elas estão a ajudar o cérebro a restaurar-se, por isso, os professores e educadores em geral, na minha opinião, fariam bem em estar cientes de como o cérebro precisa de um ritmo próprio e como é importante programar os períodos regulares de repouso ao longo do dia. E não é só as crianças que delas necessitam, são também os professores e os pais.
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