Título original: Zen Mind, Beginner's Mind: Informal Talks on Zen Meditation and Practice
Mente Zen é uma daquelas frases enigmáticas que os mestres Zen utilizam para virá-lo “contra” si mesmo, prestando atenção ao conteúdo latente das palavras e começar a reflectir. "Eu sei o que minha mente é:" diz a si mesmo", mas o que é a mente Zen? " E, em seguida: "Mas eu realmente sei o que minha mente é? "É o que estou a fazer agora? É o que eu estou a pensar agora? " E se então eu devesse tentar sentar-se fisicamente tranquilo, ainda que por pouco tempo para ver se é possível responder às minhas questões, procurando perceber a mente irrestrita.
A inocência deste primeiro questionamento de apenas perguntar o que sou - é a mente de principiante. A mente de principiante é necessária em a toda prática zen. É a mente aberta, a atitude que inclui tanto a dúvida quanto a possibilidade, a capacidade de ver as coisas sempre como novas e frescas. Ela é necessária em todos os aspectos da vida. Mente de principiante é a prática de espírito zen.
Este livro surgiu a partir de uma série de palestras dadas pelo Mestre Zen Shunryu Suzuki para um pequeno grupo em Los Altos, Califórnia. Juntou-se os seus períodos de meditação, uma vez por semana e depois respondeu às suas perguntas e tentou incentivá-los na sua prática do Zen e ajudá-los a resolver os problemas da vida. A sua abordagem é informal e ele clssifica os seus exemplos de acontecimentos comuns e senso comum. Zen é aqui e agora e Suzuki afirma que pode ser tão significativo para o Ocidente quanto para o Oriente. Os seus ensinamentos e prática fundamental são retirados de todos os séculos de Zen Budismo e especialmente de Dogen, um dos mais importantes e criativos de todos os mestres zen.
COMENTÁRIOS