Embora geralmente considerado como uma religião, o budismo é basicamente um método de cultivar a mente.
Em muitas tradições budistas o objectivo do treino de mindfulness é dissipar a ignorância (avidya), da qual resulta o apego (upādāna) e o sofrimento (dukkha) e para perceber a impermanência do "Eu". Cultivando uma consciência não discursiva podemos obter insight (vipassana) da nossa própria natureza essencial, em última análise, chegando à conclusão de que não existe um "Eu" permanente (anatta/anatman), que todos os objectos são em última análise, desprovidos de uma identidade independente (sunyata) e que todos os fenómenos surgem a partir de um campo interdependente, de cooriginação (pratityasamutpada). Essas realizações poderão resultar na cessação do sofrimento pessoal e na génese da compaixão.
Embora geralmente considerado como uma religião, o budismo é basicamente um método de cultivar a mente. É verdade que, com a sua tradição monástica, e ênfase nos aspectos éticos, possui muitas das características que os ocidentais associam com uma religião. No entanto, o budismo não é teísta, uma vez que afirma que o universo é governado por leis impessoais e não por qualquer deus criador; o Buda era um professor e não um deus; e considera a devoção não como uma obrigação religiosa, mas como um meio de expressar gratidão ao seu fundador e como um meio de auto-desenvolvimento. Assim, não é uma religião a partir desses pontos de vista.
A um budista não é esperado que tenha fé ou que acredite em qualquer coisa simplesmente porque o Buda disse, ou porque está escrito nos livros antigos, ou porque tem sido transmitido pela tradição, ou porque os outros acreditam. A pessoa pode adotar a doutrina de Buda como uma hipótese de trabalho e ter confiança nela; mas não se espera que se aceite qualquer coisa, a menos que a sua razão aceite. Isso não significa que tudo possa ser demonstrado de forma racional, pois muitos pontos estão fora do espectro do intelecto e só podem ser conhecidos pelo desenvolvimento das faculdades superiores. Mas o facto é que não há necessidade de aceitação cega em nada na doutrina do Buddha.
O budismo é um modo de vida baseado no treino da mente. O seu único objectivo final é o de mostrar o caminho para completar a libertação do sofrimento pela realização do incondicionado, um estado além do alcance da mente destreinada normal. O seu objetivo imediato é irradicar as raízes do sofrimento na vida quotidiana.
Toda a atividade humana é dirigida, imediatamente ou remotamente, para a realização da felicidade de uma forma ou outra; ou, para expressar a mesma coisa em termos negativos. Toda a atividade humana é dirigida à libertação de algum tipo de insatisfação. A insatisfação, então, pode ser considerada como o ponto de partida da atividade humana, com a felicidade como o seu objetivo final.
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