São as funções involuntárias que são mais afectadas pela ansiedade, tensão, fadiga e depressão, e os especialistas têm demonstrado que a meditação pode reduzir os efeitos negativos sobre o nosso sistema nervoso provocada por essas emoções. A meditação estimula o sistema nervoso parassimpático para acalmar as nossas mentes e corpos, impedindo uma hiperactividade do nosso sistema nervoso simpático.
O sistema nervoso simpático promove uma resposta hardcore de luta ao stresse, o que aumenta a frequência cardíaca, frequência respiratória, a circulação sanguínea, sudorese, pressão arterial, etc. O sistema nervoso parassimpático é responsável pelos regulares, calmos, tons leves dos nossos sentidos na ausência de uma emergência. Meditação reduz a actividade do sistema nervoso simpático, fornecendo energia suficiente para o sistema nervoso parassimpático, que é responsável por acalmar-nos. Com Meditação adequada o corpo vai experimentar uma respiração melhorada, menos forçada e um aumento do oxigénio e nutrientes para as diversas partes do corpo, devido a uma melhor circulação e fluxo sanguíneo.
Assiste-se a um aumento de lactato no sangue, uma substância produzida pelo metabolismo, durante a ansiedade e a tensão. Estes níveis são reduzidos muito mais rapidamente com a prática meditativa do que com medicamentos ou outros métodos de relaxamento. A meditação cria uma complexidade de respostas que marca um estado altamente relaxante. De acordo com o mundialmente famoso autor de Cuidando do corpo curando a mente (Minding the Body, Mending the Mind), Dr. Borysenko, a Meditação ensina-nos a ter acesso à resposta de relaxamento - mantendo as nossas mentes alertas para que as respostas ao stresse não assumam o controlo, perturbando a nossa saúde e o nosso bem-estar mental e emocional.
Meditação altera positivamente a interação dentro do sistema nervoso para nos relaxar, e ensina-nos a controlar e minimizar as respostas ao stresse. Desta forma, a Meditação mantém-nos calmos e mais conscientes e reduz os riscos de saúde relacionados com o stresse. Todos podem beneficiar da meditação. O que espera?
COMENTÁRIOS